Camisa ou Camiseta?

Acima de tudo esta dúvida parece besteira e quase autoexplicativa, mas pega muita gente de “manga curta” nos detalhes, inclusive os homens.

Então para deixar tudo explicadinho, a 3 Uniformes preparou esta matéria sobre a diferença e em que ocasiões elas são mais indicadas.

– E você? Sabe a diferença entre camisa ou camiseta?

Sobretudo para não perder tempo lendo textos longos e burocráticos, vamos listar algumas diferenças, a começar pelas camisas.

CAMISAS

– pode ter manga longa ou curta;

– tem gola e botões;

– pode ou não ter bolso;

– camisa de mulher pode ser chamada de blusa;

– usada em ocasiões mais formais;

– muito usada por executivos e em empresas que tenha um dress code sério, como advogados e consultores de finanças, por exemplo;

– faz parte de um conjunto de roupas que formam um terno, um smoking, etc. (traje social e black tie);

– feita com tecidos mais nobres (Tricoline, Chambray, algodão egípcio, sinhô, seda). Quando é camisa de mulher a variedade de tecido pode ser maior e mais leve.

– podem ser mais soltas, com corte reto, ou com corte mais rentes ao corpo (slim);

– podem ser lisas, para formar um look mais clássico; ou com estampas listradas, para ocasiões menos formais. Ou ainda com estampas modernosas, conferindo bastante personalidade a quem usa;

– muitas empresas usam camisas como uniformes, com a logo perfeitamente bordada no bolso;

CAMISETAS (ou t-shirt)

Inventada em 1904, era comercializada para solteiros que não podiam costurar ou trocar botão.

– para usar em ocasiões informais;

– é um traje esporte;

– são em malha ou algodão;

– podem ser de manga longa ou curta;

– tem gola redonda, V ou careca;

– podem ser lisas ou com estampas;

– podem conter bordados, silk e sublimação;

– não tem botões;

UNIFORMES

Similarmente tanto as camisetas quanto as camisas podem ser usadas como uniforme. Tudo depende da função desempenhada na empresa, da área e mesmo do dia a dia.

Eventualmente há empresas, em que os executivos e funcionários em geral, vestem camisa de segunda a quinta e sexta vão para o trabalho com camisetas da empresa. Chamado Casual Day.

Isso é bem bacana, pois cria uma conotação descontraída e tem sido usada estrategicamente para integrar a equipe, aliadas, é claro, a outras ações de endomarketing.

Frequentemente outras empresas podem usar a camisa e a camiseta para diferenciar cargos e funções.

Muitas fábricas usam essa opção, utilizando camisetas para os operários e funcionários de campo de segunda a sexta, estes que precisam de mais mobilidade e conforto e camisas para o setor administrativo, onde eles estão em contato direto com clientes e fornecedores e querem passar uma credibilidade maior para eles.

Classe social e estilo

Simultaneamente tanto a camisa quanto a camiseta são peças altamente democráticas. Podem ser usadas por qualquer pessoa, de qualquer idade e classe social, respeitando, é claro, o estilo de cada um.

A mesma camisa pode ser usada de diversas formas (por dentro, por fora, manga dobrada, ou com abotoaduras, combinando com jeans ou uma calça social, com sapato ou tênis);

A camiseta também é uma peça flexível e com certeza faz parte do armário de todas as pessoas, homens ou mulheres;

Visto que as camisetas são também peças bastante usadas por baixo de camisas. O look despojado cai muito bem em uniformes de empresas de comunicação e tecnologia.

Acima de tudo as camisetas, quando são usadas como uniformes, passam a imagem de descontração e logo de cara quebram a formalidade, inclusive para profissionais que trabalham no atendimento ao público e varejo.

Então nem por isso devem passar uma imagem sempre esporte. Tem lojas que adotam camisetas baby looks em suas atendentes aliadas com acessórios, como lencinhos no pescoço ou coletes, que dão um charme a mais na linha de frente das empresas.

Essas duas peças são indispensáveis em eventos e feiras, uma ferramenta importante de Marketing.

E polos? São camisas ou camisetas?

Descubra em nossa outra matéria.

Categorias: Uniformes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *