Colorida, preta e branca, suas cores, positiva, negativa, horizontal e vertical.

Pois bem, a sua empresa encomendou uma logomarca e a arte ficou incrível, as cores maravilhosas, mas o designer não previu nenhuma variação a não ser o símbolo e o nome com cores fixas.

Por isso fique de olho e exija que o design preveja variação de aplicação da sua logomarca para que não haja problema na configuração da mesma na hora de ser aplicada.

Criação de logomarca

Caso esteja no processo de criação da identidade da marca da sua empresa nem passa pela sua cabeça que um design de logomarca sem variações e que não leva em consideração as suas múltiplas possibilidades de aplicação pode ser um problema, inclusive na hora de estampar a logo em uma camiseta.

Não raro na hora de desenvolver o logo um bom projeto de logo deve prever aplicações.

FORMA

– horizontal;

– verticais;

– diagonal;

– quadrada

– circular;

– curvada

APRESENTAÇÃO

– nome e símbolo

– só símbolo

– só nome

CORES

– Preta e branca

– monocromática

Exemplo: em primeiro lugar é importante prever como uma logomarca de cor preta será aplicada em um uniforme de tecido preto, ou mesmo em uma camiseta azul marinho.

Também vale ressaltar que muitos manuais de identidade não preveem a aplicação da logo em vestuário.

O que é um erro, pois o uniformes e as camisetas são ferramentas de eficazes do marketing e do Endomarketing de uma empresa.

Assim muitas empresas simplesmente irão fazer o que é mais fácil e o que der mais lucro pra eles quando você chegar com o seu logo para aplicar em uma camiseta ou camisa, porém é sempre bom levar em consideração o tecido o qual será aplicado o logo, pois cada tecido tem a sua peculiaridade e cada um aceita melhor uma técnica.

Por exemplo, todavia a Polo com bordado ou a camiseta com o Silk. São combinações perfeitas para diversas ocasiões.

AINDA SOBRE UNIFORMES

Não obstante Logomarcas muitos coloridas podem tornar um projeto de aplicação em camisetas muito caros pela variedade e complexidade do projeto.

Com quanto que para logos com muitas cores e degradês temos apenas algumas técnicas as quais podemos sugerir no caso a Sublimação ou Silk Digital.

Visto que muitas vezes o Design sugere uma cor específica para o tecido com base em uma tabela, por exemplo, a Pantone para o tecido da camiseta, isso é o que todo dono de empresa deseja, porém para ter o tecido em algodão tingido na cor exata a qual ele solicitou tem uma quantidade mínima, no caso 1 tonelada de tecido que daria em torno de 10.000 peças, o que inviabiliza o projeto de uma pequena empresa que queira fazer 10 a 20 peças.

Além disso alguns tecidos não aceitam certas técnicas de aplicação e outros não recomendamos, como é o caso da Sublimação em tecidos em algodão, ou bordado em camisetas de poliéster.

OUTRAS DICAS

– Inclusive ao desenvolver um logo, este deve prever diversas possibilidades de aplicação, usar a camiseta como uma ferramenta de divulgação. Alguns lugares são mais visíveis que outros, por exemplo, as costas, não recomendamos colocar nada na barra inferior, pois se o seu funcionário estiver sentado ou em uma fila a informação foi obstruída, seja pela cadeira ou por outras pessoas.

– Com o propósito de uma melhor divulgação, um local muito bom para divulgação é a nuca, onde sempre está visível, tomando os devidos cuidados com as mulheres que usam esse uniforme, por conta do cabelo.

– De certo os designs deve priorizar a legibilidade da logo nas mais variadas aplicações. Seja em uma caneta, no bordado de uma camisa social ou na aplicação em um outdoor;

– Em outras palavras o processo de criação de uma logo, envolve o domínio de linguagem visual, da psicologia das cores, da teoria da forma, da semiótica, entre outras bases de conhecimento de uma equipe de criação;

– Em suma a escolha do logotipo vai além do gosto daqueles que tem o poder de escolha. O foco deve ser o que faz sentido para o público-alvo e a funcionalidade do mesmo;

Enfim após a criação da logomarca, o próximo passo é solicitar a criação do manual de identidade na marca.

Eventualmente se o manual a sua logotipia não conter projeto de aplicação da logo em uniformes, conta com a 3UNIFORMES.

AQUI SEU UNIFORME É UMA FERRAMENTA DE MARKETING PODEROSA

Categorias: Uniformes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *