“Então qual que é o melhor tecido para camisetas algodão ou poliéster?”

Eventualmente alguns clientes me perguntam quando ligam aqui na 3 Uniformes:

– na verdade não existe um tecido melhor e sim que está em conformidade para cada tipo de camiseta e também para cada tipo de uso ou ação de Marketing?

Portanto, para camisetas promocionais podemos usar um tecido que tem uma construção mais simples e com isso o preço mais em conta.

Para camisetas com mais conforto mais durabilidade nós podemos usar no tecido com uma construção mais complexa e com isso um custo maior.

Logo hoje em dia nós podemos usar vários tipos de tecidos, mas dois deles se destacam, poliéster e algodão.

ALGODÃO

A camiseta feita com um tecido 100% algodão é uma camiseta, sobretudo mais nobre com mais conforto e promove um maior frescura por se tratar de uma fibra natural.

Dentre as opções em algodão nós temos dois tipos que se destacam algodão cardado e algodão penteado. Que na 3 Uniformes chamamos de linha Básica e linha Custom respectivamente.

Por isso a maior vantagem do tecido 100% algodão é o seu conforto térmico e no toque do algodão na pele.

Desta maneira uma desvantagem este tipo de tecido é que ele amassa facilmente e muitas empresas não gostam de usar uma malha 100% algodão por conta da manutenção.

Além disso a manutenção normalmente é feita pelos próprios colaboradores os quais têm um trabalho maior para manter as camisetas sempre bem apresentáveis.

Saiba mais sobre como cuidar de suas roupas aqui: LINK

Por se tratar de um tecido mais nobre de fibras naturais o algodão tem um preço mais elevado do que o tecido em poliéster.

Em vista disso existem vários tipos de algodão no mercado como o Algodão Egípcio, Algodão Pima, Algodão Acala, Algodão Upland ou Anual que é o mais utilizado para a moda e 

O Algodão Acala é cultivado em 95% das terras do cerrado do Brasil.

No tecido 100% algodão algumas técnicas de aplicação se sobressaem, por exemplo, o Transfer em camisetas brancas e o Silk-Screen em camisetas coloridas ou brancas. Técnicas que você pode solicitar um orçamento para um de nossos especialistas.

POLIÉSTER

Os tecidos de poliéster têm muitas variações podendo ser poliéster PP, Dryfit ou até PET entre outras. Essas opções mudam bastante o preço, podendo até ser 3 vezes mais o valor de um tecido para o outro.

Por outro lado o Poliéster tem grandes vantagens em relação ao algodão quando se trata de retenção de calor ou taxa de encolhimento, as camisetas 100% Poliéster é que elas secam rapidamente, amassam e desbotam muito pouco.

Simultaneamente por se tratar de um tecido 100% sintético o poliéster em camisetas retém muito calor, a não ser que seja uma malha própria para exercícios como a Poliamida e o Dryfit..

Outra desvantagem é que as malhas sintéticas tanto quanto têm em sua composição matérias-primas produtos químicos, da indústria petroquímica, ele é um plástico e com isso é um recurso não renovável.

A técnica de aplicação que mais se destaca nos Tecidos 100% poliéster é a sublimação que pode ser feita total ou localizada.

MALHAS MISTAS

Por outro lado outra opção de tecidos em poliéster com algodão são as malhas mistas as quais e misturado fibras de poliéster e algodão com outras como viscose, elastano ou até mesmo algodão com poliéster.

Uma malha muito utilizada em camisetas é a Malha PA, que é a malha que tem em sua composição fibras de poliéster e de algodão, normalmente em uma proporção de 67% Algodão e 33% Poliéster.

O poliéster é utilizado nesse tipo de malha para diminuir o amassado da peça, juntamente com o algodão que da um toque mais suave à peça é o que muitos dizem a malha ideal.

Outra malha que tem o poliéster em sua composição é a Malha PV que tem em sua composição Poliéster e Viscose, por isso ela é chamada de malha fria por muitos por ter um toque sutil e frio.

 Ficou alguma dúvida? Nossos especialistas estão à disposição para achar a melhor solução para a sua necessidade.

Clique aqui para falar com os nossos especialistas.

Deixe uma resposta