Em primeiro lugar não se sabe ao certo exatamente quem inventou o primeiro jaleco branco, mas podemos ver que ele se tornou sinônimo de autoridade e limpeza, este item do uniforme se tornou um ícone para a Medicina.
Portanto muitos profissionais da área da saúde podem usar o jaleco branco em suas profissões:
- Nutricionistas
- Médicos
- Biólogos
- Químicos
- Biomédicos
- Farmacêuticos
- Enfermeiros
- Fisioterapeutas
- Psicólogos
Então você deve estar se perguntando por que todos esses profissionais da saúde usam o Jaleco Branco?
O primeiro indício do jaleco hospitalar
O primeiro indício que temos sobre o jaleco foi no século 17 quando a peste bubônica matou milhares de pessoas no mundo inteiro.
Inclusive os médicos nesta época eles usavam casacos, como um Sobretudo, e no caso específico da peste negra os médicos escolheram os casacos de couro e passavam sebo com a ideia de repelir as infecções.
A princípio em baixo do casaco os médicos usavam calças e uma blusa de manga curta, botas e luvas.
Junto com este traje sombrio assim também ainda acompanhava uma mascara com um bico de pássaro que continha uma mistura de ervas que os médicos achavam que era o melhor isolamento contra a Pandemia.
Porém mais tarde essa teoria caiu e eles pararam de usar as mascaras.
De acordo com levantamentos o primeiro a usar este traje foi Charles de Lorme, médico da família real e que teve contato com muitos infectados.
Posteriormente em 1875, já tem registros em pinturas de médicos usando um Sobretudo preto, mais parecido com o nosso atual smoking. Como mostra a pintura The Gross Clinic.
O preto havia sido escolhido para esconder a sujeira da profissão, normalmente manchas de sangue.
Também associado a um lado o médico era chamado em último caso na vida do paciente.
Nem sempre o Jaleco foi Branco
Antes do século XIX apenas cientistas usavam jaleco e tinha uma cor amarelo pálido, muito próximo do beje de hoje em dia.
Por outro lado em meados do século 19 a profissão dos médicos estava em decadência devido a muito charlatanismo, eram desacreditados, pois quem achava a cura das doenças eram os cientistas.
Desta maneira tudo isso mudou por conta da publicação do livro “The Principles and Practice of Medicine” que instigou as escolas de medicinas a implementarem melhores padrões.
Por outro lado com isso os médicos resolveram se tornar “cientistas da saúde”, pois com o avanço dos laboratórios a ciência iria evoluir.
Assim também no ano de 1889 já podemos observar que a vestimenta dos médicos em um procedimento médico junto de sua equipe de profissionais da saúde mudou, como mostra a pintura The Agnew Clinic.
Visto que para serem representados como “cientistas da saúde” os médicos adotaram os jalecos dos cientistas, que se assemelha com um Sobretudo, porém escolheram a cor branca como cor para representar os médicos.
– O que a cor branca remete aos jalecos hospitalares?
Na bíblia, Jesus, Moises e os santos são descritos de branco.
O branco na Grécia Antiga indicava pureza espiritual.
Em tempos de guerra a bandeira branca significa Paz.
A pompa branca também é outro símbolo que remete a Paz.
Inclusive temos as noivas que se casam de branco.
Portanto como foi dito em outro Post sobre a Psicologia das Cores, o branco é a União de todas as Cores e remete a muitos sentimentos e aspectos.
Ele pode significar:
- Limpeza
- Higiene
- Clareza
- Paz
- Pureza
- Esperança
“O branco produz sobre nossa alma o mesmo efeito do silêncio absoluto e esse silêncio não está morto, pois transborda de possibilidades vivas.”
Wassily Kandisnky
– Quais são os tecidos ideais para o meu avental?
Os tecidos mais comuns e usuais no mercado são:
Oxford:
Um tecido mais simples 100% Poliéster que tem um baixo custo.
Fácil manutenção, pois amassa muito pouco.
Gabardine:
Normalmente com uma composição mista de Poliéster com Elastano esse tecido com um melhor caimento e com um conforto térmico melhor, tem um preço mais elevado.
Microfibra:
Pode ser encontrada em diversas composições, mas a mais comum e nome é a composição de Poliéster com Poliamida.
Este é um tecido de alta durabilidade e com ótimo caimento.
Porém é um tecido que requer maior manutenção por amassar mais fácil.
Sarja de Algodão:
Este material é mais grosso e resistente os indicamos para jalecos para indústrias.
Como lavar o meu avental branco?
Não poderíamos deixar de lado essa questão de cuidados com o jaleco branco.
Assim sendo podemos dizer que o branco é uma cor muito fácil de lavar e deve ser sempre lavado com roupas brancas.
Para saber como lavar o seu avental temos um material muito completo e específico aqui.
Deste modo temos que nos preocupar com a manutenção e limpeza dos aventais, pois eles devem ser lavados periodicamente, pois pode carregar bactérias nocivas a saúde dos pacientes.
O jaleco fora do local de trabalho
Quase uma década depois da Lei 14466/11 | Lei nº 14.466, de 8 de junho de 2011 ser sancionada ainda podemos ver diversas pessoas circulando ao redor de hospitais vestindo Jalecos Brancos, porém esta Lei proíbe a circulação de profissionais da saúde a circularem em locais públicos com seus equipamentos de proteção individual ou EPI em São Paulo.
Segundo Infection Control and Hospital Epidemiology que realizou um estudo sobre a contaminação dos jalecos hospitalares.
Diversos tipos de bactérias podem contaminar os jalecos.
De acordo com estudo realizado foi descoberto que 42% dos jalecos analisados continham bactéria responsável por infecções intestinais e urinárias.
Não só os jalecos podem estar contaminados ternos, gravata, celular camisa usados no ambiente hospitalar também podem conter bactérias.
São diversas doenças que podem ser ocasionadas pelo transporte de micro-organismos realizado pelos jalecos.
Sendo assim é primordial a conscientização dos profissionais de saúde
Jaleco é um EPI (equipamento de proteção individual)?
Para debater esse assunto tomamos como base as legislações: NR 32, NR 6 e ANVISA.
Primeiramente a NR6, EPI é: “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.
Anda fala que: “o EPI, de fabricação nacional ou importada, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego”.
De acordo com a NR32: “todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto”.
Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada Nº. 63 de 25/11/2011 da ANVISA enfatiza: “o serviço de saúde deve garantir que seus trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos, físicos ou químicos utilizem vestimentas para o trabalho, incluindo calçados, compatíveis com o risco e em condições de conforto”.
Portanto tendo como base todo esse conteúdo analisamos que o jaleco não é um EPI por não ter um CA, porém tecnicamente ele é considerado um EPI, pois ele se enquadra em vários pontos das legislações acima. Essas legislações precisão ser atualizadas.
Aqui na 3 Uniformes tivemos vários projetos de aventais que se destacaram veja aqui: