fbpx
o que fazer com roupas velhas

O que fazer com roupas velhas – Reciclagem de tecidos

Chegou o grande dia de arrumar o guarda-roupa e ver quais peças você vai manter e quais peças você vai doar. Mas o que fazer com as roupas mais velhas? Tem como reciclar tecidos?

Este é um momento em que muitas pessoas têm como um dilema, aquela camiseta personalizada que recebeu como presente em um dia especial ou um casaco que ganhou de presente de alguém querido em um aniversário. Esta é uma hora em que os sentimentos vêm a todo vapor.

O que muitas pessoas não sabem é que o resíduo têxtil em aterros, lixões ou incineradores são um grande problema, pois quando se decompõem liberam gases, dióxido de carbono e metano que são gases tóxicos e poluentes.

Estima-se que no Brasil mais de 170 mil toneladas são gerados anualmente e só 20% são reutilizados ou reaproveitados pelo setor o restante vai direto para os aterros, ou seja, 80%, uma quantidade enorme de resíduo.

Vendo esses números alarmantes a equipe da 3 Uniformes foi atrás das melhores soluções e as melhores práticas para indicar aos nossos clientes e parceiros.

O que fazer com as roupas velhas?

Doação:

Em primeiro lugar pensamos sempre em doar para alguém ou para alguma instituição que possa reutilizar essas peças.

Procure uma ONG ou uma igreja de seu bairro para fazer as doações, particularmente fazemos nossas doações a dois lugares: Exercito da Salvação e Casa Hope, estes fazem a coleta diretamente em sua residência.

Caso tenha um filho pequeno que troque de roupa rapidamente e muitas vezes usa a roupa apenas uma vez pode ver entre os amigos que esta pensando em engravidar ou que tem algum filho na mesma idade para fazer umas trocas.

Lembrando que les devem sempre estar em boas condições e limpas, veja como lavar corretamente suas roupas.

Reuso:

Em segundo lugar se estas peças estiverem em um estado mais castigado pelo uso e tempo elas podem servir como panos de chão ou fazer algum artesanato com os retalhos. Também podem ser feitos almofadas para a sala de estar ou até mesmo guardanapos para uma festa especial.

Revenda:

Se sua roupa esta em bom estado e você acha que alguém gostaria de usa-la existe ainda uma opção, revender, essa opção incentiva à economia circular, esta venda pode ser feita pela internet através de plataformas específicas ou em brechós do bairro.

Upcycling:

Se trata de transformar peças antigas e sem estilo em novas peças com estilo. Você pode juntar duas camisetas básicas e fazer uma camiseta personalizada.

Uma boa ferramenta para fazer essas personalizações são os vídeos tutoriais no YouTube, normalmente precisa de poucas ferramentas para essas personalizações, uma tesoura, linha e agulha já dão pra começar.

Uma boa opção se você quiser e gostar é usar duas destas opções: Upcycling e revender, ou seja, personalize suas peças e venda na internet, comece com o básico, uma camiseta personalizada, alguns cortes e alguns aviamentos podem dar um valor muito grande a uma simples peça. Esta pode ser uma ótima fonte de renda extra.

Em uma opção mais avançada você pode pegar as peças de seus amigos e colegas ou comprar algo em um brechó e personaliza-las, com isso você já tem um negócio e pode ter um e-commerce próprio.

Descarte Consciente:

Algumas empresas no Brasil têm muitos programas para dar o destino ideal para cada tipo de produto.

Descarte Consciente de Roupas

Em hipótese alguma jogue suas roupas no lixo comum.

Primeiramente a C&A tem o programa chamado “Movimento ReCiclo” que é uma alternativa para os clientes descartarem as suas roupas usadas, essas peças podem ter dois destinos:  Centro Social Carisma ou Retalhar.

A empresa Retalhar que recebe os insumos de várias empresas e os transformam em novas matérias primas para as indústrias e construção civil.

Segundamente temos a Puket, fabricante de meias, que tem o programa chamado “Meias do Bem”. Eles transformam as meias em cobertores para ser doados, o melhor é que não precisam ser meias da própria marca, as meias podem ser depositadas nas caixas em qualquer loja da marca.

Por fim, mas não menos importante temos a Havaianas que transformam os chinelos usados em pisos de Playground os quais são doados a projetos sociais. Uma parceria com a empresa Haiah, revestimentos especiais

Processo de Reciclagem de Tecido

Inicialmente os resíduos que chegam para serem reciclados passam por uma triagem onde são separados segundo tipo, qualidade e finalidade.

Logo após a triagem o material é enviado para o corte e é triturado e descaracterizado com tamanhos de aproximadamente 3 cm².

Posteriormente o material é desfiado em um processo chamado “Desfibragem” onde é transformado em fibras.

Finalmente o material é ensacado ou enfardado de acordo com o seu uso ou finalidade.

Processo da Renovar Têxtil

Produtos de materiais reciclados

Como falamos anteriormente podemos dar diversas finalidades para os materiais reciclados.

Depois de todo esse processo os retalhos voltam a serem fibras e podem ser aplicadas elevatoriamente e com isso formar, por exemplo, mantas.

Já nas fibras sintéticas temos um processo químico que transforma o poliéster ou a poliamida em um material viscoso que pode ser usado na construção civil.

Quando temos 100% das fibras em algodão, podemos fazer cordas e barbantes ou até mesmo novos tecidos como o Algodão Desfibrado.

Temos também a reciclagem de garrafas pet, mas isso é assunto para outro post.

Nossa equipe separou uma lista de alguns materiais que podemos ter se fizermos o processo corretamente da reciclagem dos tecidos:

  • Manta Acústica, Manta Térmica.
  • Pelúcia.
  • Cobertores, Almofadas e Travesseiros.
  • Filtros.
  • Fios e Cordas.
  • Plástico para construção Civil.
  • Enchimento de saco de pancadas

Peças velhas que nunca saem de moda

Existem peças em nossos guarda-roupas que nunca saem de moda, mas o mais importante é você poder manter o seu estilo.

Seja essas peças antigas ou não, sempre são bem vistas em qualquer lugar que você irá:

  • Tênis Branco
  • Jeans
  • Jaqueta de Couro
  • Blazer
  • Suéter Listrado
  • Camiseta Personalizada

Estes são alguns itens que não podem faltar em um guarda-roupa, estes podem receber uma personalização ou um pequeno ajusta para serem atualizados.

“A moda passa, o estilo permanece”. Coco Chanel

Com certeza devem ter outras empresas que vazem trabalhos maravilhosos e não mencionamos aqui, se tiverem indicações deixem nos comentários.

Esperamos que um dia estes números que mencionamos no iniciam possam ser invertidos.

Com todas essas dicas você já pode começar a olhar suas roupas velhas com outros olhos, pode separar e imaginar em um mundo melhor através de uma moda mais consciente.

Lixo não é o destino correto para suas roupas.

#