Após ler esse artigo você vai ficar sabendo tudo sobre Silk-Screen.
Etapas do processo de Silk-Screen
- Desenho
- Preparação
- Fotolito
- Tela
- Revelação
- Aplicação
- Secagem
Desenho para Silk-Screen – não é tudo igual
Agora que entendemos mais sobre as telas da serigrafia podemos analisar melhor os desenhos.
Muitas empresas que desenvolvem Branding ou Manuais de identidades visuais já preveem variações dos logos e explicam como eles devem ser aplicados em cada superfície, mas nem sempre isso é feito.
Algumas empresas só têm o logo principal o qual é aplicado em todos os segmentos, quando uma situação desta aparece na 3 Uniformes os nossos profissionais estão prontos para ajudar a fim de sugerir a melhor solução.
Quando falamos em trabalhar as camisetas personalizadas como ferramenta de marketing, nossos especialistas analisam a fundo todo o manual de identidade visual com o propósito de identificar a melhor solução para aplicar o logo da empresa nas camisetas.
Certamente uma das soluções mais utilizadas para camisetas estampadas com silk-screen é usar o positivo e negativo dos logos.
Veja aqui o que isso significa…..Aqui
Com isso usamos cores contrastantes que tem grande destaque na primeira impressão, segue sugestões:
- Azul Marinho com Branco
- Preto e Branco
- Chumbo e Branco
- Laranja e Preto
- Limão e Preto
- Pink e Preto
Em outros casos a empresa tem um Layout onde o logo da empresa tem duas cores, por exemplo Vermelho e Preto.
Uma opção para otimização de telas é fazer o desenho “vazado”, ou seja, escolhemos uma das cores do logo para usar como cor de fundo, no caso a cor da camiseta.
Por outro lado, podemos aplicar este logo em uma cor só, no caso podemos fazer a camiseta Vermelha e o logo em Preto.
Além destas duas ainda temos uma terceira opção que é usar uma cor de camiseta neutra ou com uma cor complementar ao logo, ou seja, podemos usar a camiseta branca com o logo aplicado em Vermelho e Preto.
Fotolito (o Estêncil de hoje em dia)
O fotolito é um plástico feito de acetato onde de um lado tem uma emulsão sensível à luz.
Mas hoje em dia não precisa mais de tanta tecnologia pois as impressoras a laser podem fazer um ótimo trabalho em um papel vegetal ou um laser filme.
Para cada cor deve ter um fotolito diferente. Ambos são impressos na cor preta por conta da revelação.
No nosso exemplo acima teremos 2 fotolitos, um para a cor Vermelha e outro para a cor Preta.
Preparação do desenho para fazer o Fotolito
Depois que o Layout já foi definido, os desenhos devem ser criados em arquivos Vetoriais (ai,eps,cdr), ou seja, são arquivos que aumentados ou diminuídos não perdem resolução.
Os programas mais utilizados para criar estes arquivos são Corel Draw ou Illustrator.
Estampas feitas com arquivos Jpeg, Png ou Tiff podem até ficar bom mas correm um sério risco de ficarem “serrilhados” ou “pixelizado” como dizemos.
Quando criamos um arquivo vetorial ele já tem todos os dados das cores e das camadas, opa preste bem atenção, camadas.
As camadas na serigrafia são muito importantes pois teremos que criar um fotolito para cada cor das camadas.
Vamos manter o exemplo das camisetas anteriores.
O Layout escolhido foi a terceira opção, Camiseta Branca com o logo estampado em duas cores.
Consequentemente você já deve supor que o desenho vetorial deve ter duas camadas isto é, uma Vermelha e outra Preta.
Com o arquivo perfeito e adequado vamos para a próxima etapa.
Telas para Silk-Screen
O que muitas pessoas não sabem é que essa técnica usa uma cor para cada tela. Ou seja, se o seu desenho tem 4 cores, teremos que fabricar 4 telas.
As telas são feitas com a junção do quadro e o tecido.
Os quadros que encontramos hoje no mercado são:
- Quadro de madeira
- Quadro de Alumínio
O Quadro de madeira tem o melhor custo benefício para otimização de preço, ideal para quem está começando e quer economizar.
O quadro de alumínio por outro lado é mais caro porém tem outros benefícios, por exemplo a durabilidade, estabilidade, leveza estabilidade, não empena.
Tamanhos de Telas para Silk-Screen
O tamanho de cada quadro depende muito da estampa que será aplicada, normalmente os quadros são vendidos nas medidas:
- 20×30
- 20×40
- 30×40
- 40×50
- 50×60
- 50×70
- 60×70
- 60×80
- 70×90
- 80×100
Podem ser feitos quadros maiores ou menores que estes para desenhos e estampas personalizadas para mangas ou para desenhos que são aplicados na camiseta inteira, chamamos essa opção de estampa total.
Os preços podem variar muito de quadro para quadro, em certos lugares o valor do quadro de alumínio pode chegar até o dobro do valor em relação ao de madeira. Existem profissionais que preferem os quadros de madeira assim como outros preferem o de alumínio.
Fios para as telas de Silk-Screen
Com relação ao tecido, usamos o Poliéster, e com algumas variações em relação a quantidade de fios por cm².
Os mais usados são:
- 55 Fios / cm²
- 77 Fios / cm²
- 100 Fios / cm²
- 120 Fios / cm²
Mas como escolher o poliéster ideal para as telas?
Se você deseja fazer um desenho mais “chapado” com menos detalhes onde a trama do tecido irá deixar passar mais tinta você pode usar o de 55 fios, no entanto se deseja uma descarga de tinta menor você pode usar o 120 fios, muitas pessoas usam tintas mais fluidas com essa retícula para não entupir a trama.
Para fazer um trabalho com simulados ou cromia o poliéster 77 fios é o ideal.
Revelação de tela para Silk-Screen
Com a tela pronta e os fotolitos impressos, logo depois chegou a hora de revelar as telas.
Inicialmente você deve aplicar uma emulsão fotossensível em ambos os lados do tecido de poliéster e deixar secar.
Após a emulsão pronta, posicione o fotolito na tela e coloque em uma mesa reveladora com peso em cima para simular o vácuo.
Tem algumas reveladoras que são a vácuo, porém o custo é muito alto.
O tempo de revelação vai depender da emulsão que você usou e também da luz que tem em sua mesa.
Em seguida, deve-se aplicar um jato de água para abrir as retículas.
Aplicação do Silk-Screen nas camisetas
Com a tela já gravada chegou a hora de fazer a aplicação da tinta nas camisetas.
Em síntese existem dois lugares que podemos usar para fazer esse trabalho:
- Mesa corrida
- Berço para serigrafia
Surpreendentemente os dois seguem o mesmo padrão para a aplicação e só mudam a maneira de trabalhar.
As mesas corridas são muito utilizadas para fazer camisetas abertas, ou seja, peças que foram cortadas e ainda não foram costuradas.
Contudo os berços, são muito utilizados quando as peças já foram costuradas.
Com as camisetas já nos berços ou nas mesas corridas coloca-se a tela sobre ela colocamos a tinta e com a ajuda do rodo aplicamos uma pressão. Em outras palavras chegou a hora de passar o rodo.
Certamente este processo deve ser repetido para dar melhor acabamento.
Secagem: Pré-cura e Cura das tintas
O processo de cura da tinta pode ser feito através de alguns aparelhos:
Soprador térmico: Ideal para pequenas estampas e estampas localizadas.
Flash Cure: Lâmpadas infravermelhas que promovem calor, secando em até 3 segundos a peça.
Após essas 7 etapas as camisetas estão prontas para receberem a revisão final e posteriormente irem para suas embalagens.
Imagens criadas e desenvolvidas pelo projeto_slitter – Arthur Romão – Muito obrigado pela parceria.