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Tudo o que vocĂȘ precisa saber sobre Silk-Screen

ApĂłs ler esse artigo vocĂȘ vai ficar sabendo tudo sobre Silk-Screen.

Etapas do processo de Silk-Screen

  1. Desenho
  2. Preparação
  3. Fotolito
  4. Tela
  5. Revelação
  6. Aplicação
  7. Secagem

Desenho para Silk-Screen – nĂŁo Ă© tudo igual

Agora que entendemos mais sobre as telas da serigrafia podemos analisar melhor os desenhos.

Muitas empresas que desenvolvem Branding ou Manuais de identidades visuais jå preveem variaçÔes dos logos e explicam como eles devem ser aplicados em cada superfície, mas nem sempre isso é feito.

Algumas empresas sĂł tĂȘm o logo principal o qual Ă© aplicado em todos os segmentos, quando uma situação desta aparece na 3 Uniformes os nossos profissionais estĂŁo prontos para ajudar a fim de sugerir a melhor solução.

criação e desenvolvimento de arte para silk-screen
Criação de Artes: Projeto Slitter

Quando falamos em trabalhar as camisetas personalizadas como ferramenta de marketing, nossos especialistas analisam a fundo todo o manual de identidade visual com o propósito de identificar a melhor solução para aplicar o logo da empresa nas camisetas.

Certamente uma das soluçÔes mais utilizadas para camisetas estampadas com silk-screen Ă© usar o positivo e negativo dos logos. 

Veja aqui o que isso significa
..Aqui

Com isso usamos cores contrastantes que tem grande destaque na primeira impressão, segue sugestÔes:

  • Azul Marinho com Branco
  • Preto e Branco
  • Chumbo e Branco
  • Laranja e Preto
  • LimĂŁo e Preto
  • Pink e Preto

Em outros casos a empresa tem um Layout onde o logo da empresa tem duas cores, por exemplo Vermelho e Preto.

Uma opção para otimização de telas Ă© fazer o desenho “vazado”, ou seja, escolhemos uma das cores do logo para usar como cor de fundo, no caso a cor da camiseta.

Por outro lado, podemos aplicar este logo em uma cor sĂł, no caso podemos fazer a camiseta Vermelha e o logo em Preto.

Além destas duas ainda temos uma terceira opção que é usar uma cor de camiseta neutra ou com uma cor complementar ao logo, ou seja, podemos usar a camiseta branca com o logo aplicado em Vermelho e Preto.

Fotolito (o EstĂȘncil de hoje em dia)

O fotolito Ă© um plĂĄstico feito de acetato onde de um lado tem uma emulsĂŁo sensĂ­vel Ă  luz.

Mas hoje em dia nĂŁo precisa mais de tanta tecnologia pois as impressoras a laser podem fazer um Ăłtimo trabalho em um papel vegetal ou um laser filme.

Para cada cor deve ter um fotolito diferente. Ambos são impressos na cor preta por conta da revelação.

No nosso exemplo acima teremos 2 fotolitos, um para a cor Vermelha e outro para a cor Preta.

Preparação do desenho para fazer o Fotolito

Depois que o Layout jĂĄ foi definido, os desenhos devem ser criados em arquivos Vetoriais (ai,eps,cdr), ou seja, sĂŁo arquivos que aumentados ou diminuĂ­dos nĂŁo perdem resolução. 

Os programas mais utilizados para criar estes arquivos sĂŁo Corel Draw ou Illustrator.

Estampas feitas com arquivos Jpeg, Png ou Tiff podem atĂ© ficar bom mas correm um sĂ©rio risco de ficarem “serrilhados” ou “pixelizado” como dizemos.

Quando criamos um arquivo vetorial ele jå tem todos os dados das cores e das camadas, opa preste bem atenção, camadas.

imprimindo fotolito para silk-screen
Criação de Artes: Projeto Slitter

As camadas na serigrafia sĂŁo muito importantes pois teremos que criar um fotolito para cada cor das camadas.

Vamos manter o exemplo das camisetas anteriores.

O Layout escolhido foi a terceira opção, Camiseta Branca com o logo estampado em duas cores.

Consequentemente vocĂȘ jĂĄ deve supor que o desenho vetorial deve ter duas camadas isto Ă©, uma Vermelha e outra Preta.

Com o arquivo perfeito e adequado vamos para a prĂłxima etapa.

Telas para Silk-Screen

O que muitas pessoas não sabem é que essa técnica usa uma cor para cada tela. Ou seja, se o seu desenho tem 4 cores, teremos que fabricar 4 telas.

As telas sĂŁo feitas com a junção do quadro e o tecido. 

Os quadros que encontramos hoje no mercado sĂŁo:

  • Quadro de madeira
  • Quadro de AlumĂ­nio 

O Quadro de madeira tem o melhor custo benefício para otimização de preço, ideal para quem estå começando e quer economizar.

O quadro de alumínio por outro lado é mais caro porém tem outros benefícios, por exemplo a durabilidade, estabilidade, leveza estabilidade, não empena.

Tamanhos de Telas para Silk-Screen

O tamanho de cada quadro depende muito da estampa que serĂĄ aplicada, normalmente os quadros sĂŁo vendidos nas medidas:

  • 20×30
  • 20×40
  • 30×40
  • 40×50
  • 50×60
  • 50×70
  • 60×70
  • 60×80
  • 70×90
  • 80×100

Podem ser feitos quadros maiores ou menores que estes para desenhos e estampas personalizadas para mangas ou para desenhos que são aplicados na camiseta inteira, chamamos essa opção de estampa total.

Os preços podem variar muito de quadro para quadro, em certos lugares o valor do quadro de alumínio pode chegar até o dobro do valor em relação ao de madeira. Existem profissionais que preferem os quadros de madeira assim como outros preferem o de alumínio.

Fios para as telas de Silk-Screen

Com relação ao tecido, usamos o PoliĂ©ster, e com algumas variaçÔes em relação a quantidade de fios por cmÂČ.

Os mais usados sĂŁo:

  • 55 Fios / cmÂČ
  • 77 Fios / cmÂČ
  • 100 Fios / cmÂČ
  • 120 Fios / cmÂČ

Mas como escolher o poliéster ideal para as telas?

Se vocĂȘ deseja fazer um desenho mais “chapado” com menos detalhes onde a trama do tecido irĂĄ deixar passar mais tinta vocĂȘ pode usar o de 55 fios, no entanto se deseja uma descarga de tinta menor vocĂȘ pode usar o 120 fios, muitas pessoas usam tintas mais fluidas com essa retĂ­cula para nĂŁo entupir a trama.

Para fazer um trabalho com simulados ou cromia o poliéster 77 fios é o ideal.

Revelação de tela para Silk-Screen

Com a tela pronta e os fotolitos impressos, logo depois chegou a hora de revelar as telas.

Inicialmente vocĂȘ deve aplicar uma emulsĂŁo fotossensĂ­vel em ambos os lados do tecido de poliĂ©ster e deixar secar.

revelando a tela para silk-screen
Criação de Artes: Projeto Slitter

ApĂłs a emulsĂŁo pronta, posicione o fotolito na tela e coloque em uma mesa reveladora com peso em cima para simular o vĂĄcuo. 

Tem algumas reveladoras que são a våcuo, porém o custo é muito alto.

Criação de Artes: Projeto Slitter

O tempo de revelação vai depender da emulsĂŁo que vocĂȘ usou e tambĂ©m da luz que tem em sua mesa.

Em seguida, deve-se aplicar um jato de ĂĄgua para abrir as retĂ­culas. 

Criação de Artes: Projeto Slitter

Aplicação do Silk-Screen nas camisetas

Com a tela jå gravada chegou a hora de fazer a aplicação da tinta nas camisetas.

Em sĂ­ntese existem dois lugares que podemos usar para fazer esse trabalho:

  • Mesa corrida
  • Berço para serigrafia

Surpreendentemente os dois seguem o mesmo padrão para a aplicação e só mudam a maneira de trabalhar.

revelando telas para silk-screen
Criação de Artes: Projeto Slitter

As mesas corridas são muito utilizadas para fazer camisetas abertas, ou seja, peças que foram cortadas e ainda não foram costuradas.

Contudo os berços, são muito utilizados quando as peças jå foram costuradas.

Com as camisetas jå nos berços ou nas mesas corridas coloca-se a tela sobre ela colocamos a tinta e com a ajuda do rodo aplicamos uma pressão. Em outras palavras chegou a hora de passar o rodo.

Certamente este processo deve ser repetido para dar melhor acabamento.

Secagem: Pré-cura e Cura das tintas

O processo de cura da tinta pode ser feito através de alguns aparelhos:

Criação de Artes: Projeto Slitter


Soprador térmico: Ideal para pequenas estampas e estampas localizadas.

Flash Cure: Lùmpadas infravermelhas que promovem calor, secando em até 3 segundos a peça.

ApĂłs essas 7 etapas as camisetas estĂŁo prontas para receberem a revisĂŁo final e posteriormente irem para suas embalagens.

Imagens criadas e desenvolvidas pelo projeto_slitter – Arthur RomĂŁo – Muito obrigado pela parceria.

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