Uniforme para Empresa uma ferramenta de Marketing poderosa Acima de tudo receber um bom atendimento em uma loja รฉ o mรกximo, mas um bom atendimento de uma vendedora inserida num contexto de uniforme e experiรชncia cria um vรญnculo emocional com a marca muito maior.
Se vocรช estรก pensando em uniformizar sua equipe, com o fim de contribuir nesta aรงรฃo temos algumas sugestรตes abaixo.
Em sรญntese selecionamos alguns argumentos que vรฃo ajudar vocรช a repensar o uniforme como uma ferramenta estratรฉgica do Marketing.
VรNCULO EMOCIONAL
A mente humana รฉ sensorial, e reage bem a cores e formas, portanto, se vocรช estรก desenvolvendo sua estratรฉgia de Marketing e Comunicaรงรฃo, desta forma nรฃo pode deixar de contemplar o uniforme, tanto para sua equipe interna quanto da linha de frente e tambรฉm para eventos.
AUMENTO DA MOTIVAรรO E PRODUTIVIDADE
Para os colaboradores, o uso de uniformes, principalmente quando hรก o orgulho de fazer parte do time, por conseguinte gera uma sensaรงรฃo literal do vestir a camisa e estar inserido ao grupo. Estudos mostram que pequenas atitudes como uniformizar a equipe, geram motivaรงรฃo e tambรฉm aumento da produtividade.
COMO OS SEUS CLIENTES VEEM SUA EMPRESA
Para os clientes, passa uma imagem de ordem, alรฉm disso, se a experiรชncia com atendimento รฉ boa, a identidade visual da empresa fica no subconsciente das pessoas.
NรO BASTA UNIFORMIZAR, TEM QUE PERSONALIZAR
Alรฉm do que, escolher bem o seu uniforme consequentemente mostra a todos como sua empresa quer ser vista.
– Isto รฉ como uma camisa branca de um terno alinhado;
– moderna e criativa, como ter em vista a camiseta manchada do Staff de uma companhia de teatro;
– despojada e lรบdica, assim como uma camisa polo colorida de uma loja de brinquedos;
– luxuosa e sofisticada, outro sim como a camiseta preta de uma equipe de profissionais de um salรฃo de beleza badalado;
EMPRESA NรO TEM CARA
Muitas marcas se esforรงam para ter uma cara que as represente. Muitas usam mascotes e garotos propagandas, mas a verdade รฉ que, alรฉm da logo, empresa nรฃo tem cara. Neste sentido, os profissionais uniformizados passam a significar a personificaรงรฃo da instituiรงรฃo que representam fora dos muros da empresa.
OBJETO DE DESEJO
Tenho um amigo que quando era crianรงa morria de vontade de ter um uniforme da Varig, nรฃo sรณ porque era bonito, mas porque nos anos 90 a Varig era uma empresa em que possivelmente muita gente gostaria de trabalhar. Nรฃo se trata sรณ da camiseta, mas comeรงa aรญ.
Talvez possa ser um termรดmetro interessante da imagem e reputaรงรฃo da sua empresa.
O quรฃo desejado รฉ o uniforme dos seus funcionรกrios?
Certamente se os funcionรกrios usam a camiseta da empresa sรณ para dormir, estรก na hora de rever as estratรฉgias.
HOMOGENEIDADE
A uniformizaรงรฃo dos funcionรกrios estรก muito alรฉm das roupas iguais.
Com o tempo parece ficar monรณtono para quem veste, mas para os clientes, isto quer dizer que a imagem รฉ sempre de organizaรงรฃo e respeito.
Muitas empresas de franquia utilizam o recurso em suas lojas, com o fim de dar a sensaรงรฃo de familiaridade entre as lojas.
INVESTIMENTO
De fato muitos empresรกrios podem enxergar a estratรฉgia de uniformizaรงรฃo da equipe como um gasto desnecessรกrio.
Uniforme nรฃo รฉ gasto, รฉ investimento em outras palavras รฉ tรฃo eficiente quanto qualquer aรงรฃo de Marketing.
TESTE
Andando pela rua, vocรช se depara perdido e pede informaรงรฃo sobre onde quer chegar. Sabe que estรก perto, mas encontra duas pessoas paradas em um ponto de tรกxi, sobretudo lhe dรฃo informaรงรตes diferentes, mas ambas com muita seguranรงa.
– Entรฃo o primeiro moรงo com uma camisa branca, com o logo da LEGO estampado no bolso, diz que vocรช tem que ir para a direita.
– Logo depois o segundo moรงo com uma camisa branca lisa diz que vocรช tem que ir para a esquerda.
– Imediatamente o que vocรช faz?
Eventualmente neste caso a credibilidade de uma marca a princรญpio influenciaria nesse meio tempo a sua decisรฃo?