Neste post você vai saber como evitar e remover as bolinhas das roupas. Da fabricação ao seu guarda roupa.

Primordialmente Peeling, fiapos ou bolinha nome dado ao resultado do uso, desgaste e lavagem dos tecidos com tempo.

Então, como explicamos no artigo sobre comprimento das fibras você já sabe que o tecido é composto por fibras longas e fibras curtas.

Tudo começa antes de você comprar sua camiseta.

Do mesmo modo que sua característica física e modo de produção de cada tecido, as fibras curtas podem se soltar das fibras mais longas e se enrolar, formando as bolinhas nas roupas as quais ficam na superfície do tecido.

Simultaneamente além das características de cada tecido os hábitos pessoais do usuário, ambiente em que a roupa é usada e o modo de lavagem interfere diretamente para criação do Peeling ou bolinhas.

Principalmente os tecidos fabricados com ponto de malha que é o caso das camisetas tendem a ter fibras mais longas o quê dá menos chance de criar bolinhas.

Isso depende muito do tecido a qual foi feito cada camiseta.

Portanto normalmente os tecidos com malha penteada são produzidos com as fibras mais longas em quanto às de malha cardada tendem a ser produzidas com fibras mais curtas, sendo o valor entre elas é um grande diferencial.

Dica: 

Eventualmente escolha roupas com a trama mais apertada, isso evita o atrito entre os fios consequentemente as chances de ter bolinhas ou Peeling é menor.

Assim sendo a aparição de Peeling não interfere nas funcionalidades do tecido, porém se existir uma área onde há muitas bolinhas o tecido pode estar mais fino e com isso pode formar um buraco.

Deste modo na indústria texto Existem várias técnicas para evitar a formação de bolinhas nos tecidos confira a seguir:

  • Queimar fibra soltas
  • Torção do Fio na tecelagem
  • Tratamento químico
  • Revestimento do fio
  • Enzimas celulares

Dica: 

Inclusive para saber se o tecido tem uma trama apertada basta olhar através dele. Quanto menos você enxergar mais apertado a trama é, com isso a chance de aparecer bolinhas é menor

Acima de tudo o fio especial com o qual a 3 uniformes trabalha em sua linha Custom é o fio anti-peeling com baixa pilosidade.

Por sua vez este fio tem uma melhor absorção de corantes e com isso uma maior resistência às lavagens e permanência das cores.

Nesse meio tempo pensando no meio ambiente este fio tem uma redução nos processos industriais e tinturaria diminuindo o uso da água de corante.

Atualmente na hora da sua construção o fio anti-Peelling é retorcido e suas pontas são apontadas para o interior do fio com isso as fibras são recobertas com outras fibras e ficam presas evitando o deslizamento.

Como evitar as bolinhas nas roupas?

Portanto ninguém quer comprar uma camiseta, uma blusa ou até mesmo uma calça e após a primeira lavagem aparecer às indesejadas bolinhas, para isso separamos algumas dicas para prevenir a aparição das bolinhas.

·         Evite o uso excessivo da roupa deixa a roupa descansar pelo menos 24 horas após o seu uso para as fibras não se alongarem. Muitas pessoas adoram usar a mesma roupa vários dias na semana, o que é viável, porém vale deixa-las descansarem por um dia pelo menos.

·         Evite usar mochilas e bolsas porque com atrito frequente dos materiais mais resistentes as bolinhas podem aparecer rapidamente. Isso pode acontecer bastante com os novos executivos que levam os seus notebooks para todos os lados em uma mala ou bolsa.

·         Evite a fricção: descansar os cotovelos na mesa sentar em superfícies ásperas ajoelhar-se sem proteção e deitar no chão.

Muitas roupas tem um detalhe no cotovelo ou no joelho para ajudar neste desgaste.

Na 3 Uniformes recomendamos o uso de um tecido mais resistente nos joelhos ou até mesmo joelheiras para cargos como de mecânicos de oficinas.

  • Não esfregue as manchas de batidinhas no local com removedor de sua preferência, como falamos o atrito é um dos maiores fatores que ajudam a criar as bolinhas, quanto menos tiver melhor.
  • Lave todas as suas roupas pelo avesso: Antes de colocar as peças na máquina virem-nas, as bolinhas podem até aparecer tendo este cuidado, mas pelo menos estarão na parte interna.
  • Utilize sabão líquido ele criar menos atrito entre os tecidos.
  • Use o modo delicado na maquina de lavar sempre que possível.

Muitas outras dicas de como lavar as suas roupas aqui

Visto que agora que você já sabe o porquê as bolinhas aparecem como nós podemos prevenir, chegou a hora de saber como remover as bolinhas das roupas.

Como remover as bolinhas das roupas

Procure usar sabão enzimático eles tendem afrouxar e remover as bolinhas na hora da lavagem. Para saber se o sabão que você esta usando é ou não enzimático basta dar uma olhada nos frascos dos produtos no supermercado.

Também usar um barbeador de tecido mais conhecido como “Papa Bolinhas”:

É um dispositivo eletrônico com uma lâmina rotativa que ao passar nas roupas ele remove facilmente as bolinhas. Normalmente precisa de duas pinhas para funcionar.

Da mesma forma outro modo que existe é a raspagem do tecido (o menos indicado de todos):

Pente Fino ou Lâmina de Barbear – você tem que passar cuidadosamente as cerdas sobre o tecido para remover as bolinhas na superfície, pois você pode rasgar e ninguém quer rasgar uma peça principalmente se é na véspera de um evento importante e é exatamente aquela peça que você deseja ir vestido.

Mais uma opção que temos para remover as bolinhas e a Fita Adesiva:

Enrole a fita adesiva em sua mão deixando a parte colante fora de contato com a pele e de batidinhas no tecido até remover todas as bolinhas.

Enfim, é o queridinho de todos os executivos, item indispensável em uma mala de viagem: o Rolo Adesivo – fácil de achar e comprar em qualquer lugar é um item indispensável para ter no guarda-roupa, normalmente vem com 100 m de comprimento dividido em lâminas que você vai destacando conforme vai usando.

Dessa maneira se com tudo o que foi dito neste artigo ainda existir dúvidas, nossa equipe de especialistas está à disposição. 

Deseja um orçamento específico de nossa equipe, pode entrar em contato que o faremos personalizado para sua empresa ou evento.

Nossa empresa esta pronta para fazer a camiseta ideal para a sua empresa.