Prepare-se para saber de uma vez por todas se as suas camisetas dever ser com Silk ou Transfer!

Caso a empresa participe de um evento e sua equipe precise mostrar credibilidade e confiança para os seus clientes, em síntese precisa de uma ótima estratégia. 

Então a equipe do Marketing e RH manda para compras o seguinte pedido:

50 camisetas brancas com a logo da empresa.

Logo depois você liga para dois fornecedores e cada um entrega um orçamento diferente, só que uma delas diz, estampa em Silk, a outra em transfer.

E agora?

Portanto, se a pessoa em questão tivesse ligado para a 3 UNIFORMES, essas dúvidas teriam sido resolvidas imediatamente pelos nossos Especialistas.

QUAL USAR, SILK OU TRANSFER?

Transfer

Então o Transfer é basicamente um adesivo que é fixado no tecido quando é aquecido.

Acima de tudo essa solução com película termo colante foi bastante utilizada e popular nos anos 2000. 

Essa solução é muito utilizada quando temos muitas cores e degrades na estampa.

Desta maneira a arte é encaminhada para nossos profissionais em Formatos fechados, como PDF, PNG ou JPEG, após isso fazemos a adequação do Layout e Imprimimos a folha com a estampa em uma impressora própria para esta técnica.

Normalmente usamos os tamanhos A4 ou A3.

Conseguinte colocamos a camiseta em uma prensa térmica juntamente com a estampa no local desejado e prensamos os dois durante um período de tempo que dependendo do fornecedor do papel pode variar entre alguns segundos.

Além disso, tem a pressão que é muito importante.

Hoje em dia primordialmente o Transfer é muito utilizado em camisetas brancas, mas aos poucos com a tecnologia avançando, ele começa a serem aplicados em camisetas coloridas, porém este valor é muito alto ainda.

Outra solução para camisetas coloridas é o DARKFILM, que o processo é muito parecido.

Quem não tirou uma foto em um Parque de Diversão ou deu de presente uma camiseta da Família para um parente querido?  

Silk Screen

Também conhecida como Serigrafia. Clique aqui e saiba mais sobre a história da serigrafia.

O Silk é uma técnica que se baseia em telas (cada cor é aplicada em uma tela), ainda assim, são sobrepostas entre elas para produzir a estampa, a partir da aplicação da tinta sobre o tecido, no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada.

Tal qual esta tela pode ter a moldura em Alumínio ou Madeira, e a tela em si é feita com fios de poliéster, esticados em um bastidor, podendo ter variações de 55 fios/cm² até 120 fios / cm².

O ideal para estampar camisetas é a de 77 fios / cm², isso significa que no de 55 fios / cm² passa muito mais tinta que o de 120 fios / cm².

Quer saber tudo sobre o Silk-Screen? Entre Aqui! Você vai encontrar todo o processo detalhado.

Primordialmente esta técnica é milenar, o termo serigrafia (serigraph, em inglês) é creditado a Anthony Velonis, que influenciado por Carl Zigrosser, crítico, editor e nos anos 1940, propôs a palavra serigraph (em inglês), do grego sérico (seda), e graphos (escrever), para modificar os aspectos comerciais associados ao processo.

Atualmente a diferença entre silk e transfer é enorme, mas muitas empresas que não entendem das técnicas, recebem e comparam orçamentos como se fosse a mesma coisa.

Então vamos às vantagens de cada uma:

Uma vez que o assunto é uniformes profissionais que exigem durabilidade e integridade da estampa mesmo depois de várias lavagens, o ideal é usar o Silk-Screen.

Visto que neste caso o funcionário deverá usar várias vezes a peça e a mesma deve continuar com uma boa apresentação.

Em virtude de um procedimento correto, em média a peça deve durar mais que 20 lavagens. Ideal durar umas 30 a 40 lavagens. Veja aqui como lavar corretamente seus uniformes.

Assim sendo, se você precisa de poucas peças para oferecer de forma promocional, ou quando são pequenas quantidades, que será utilizada algumas vezes, o Transfer pode ser uma boa opção, inclusive se a estampa for cheia de cores.

Por outro lado, o custo benefício do Silk é justificado quando o custo do pedido é diluído em uma remessa com uma qualidade maior de peças, já o Transfer se mantém ou baixa muito pouco o valor em grande quantidade.

Sobretudo quando o pedido é grande e o projeto da estampa é complexo, digamos com muitas cores e aplicadas na peça toda?

Assim sendo o ideal é a sublimação, mas este é assunto para uma nova matéria, assim como a sofisticação dos bordados.