Prepare-se para saber de uma vez por todas se as suas camisetas dever ser com Silk ou Transfer!

Caso a empresa participe de um evento e sua equipe precise mostrar credibilidade e confiança para os seus clientes, em síntese precisa de uma ótima estratégia. 

Então a equipe do Marketing e RH manda para compras o seguinte pedido:

50 camisetas brancas com a logo da empresa.

Logo depois você liga para dois fornecedores e cada um entrega um orçamento diferente, só que uma delas diz, estampa em Silk, a outra em transfer.

E agora?

Portanto, se a pessoa em questão tivesse ligado para a 3 UNIFORMES, essas dúvidas teriam sido resolvidas imediatamente.

SILK OU TRANSFER?

Transfer

Então o Transfer é basicamente um adesivo que é fixado no tecido quando é aquecido.

Acima de tudo essa solução com película termo colante foi bastante utilizada e popular nos anos 2000. 

Essa solução é muito utilizada quando temos muitas cores e degrades na estampa.

Desta maneira a arte é encaminhada para nossos profissionais em Formatos fechados, como PDF, PNG ou JPEG, após isso fazemos a adequação do Layout e Imprimimos a folha com a estampa em uma impressora própria para esta técnica.

Normalmente usamos os tamanhos A4 ou A3.

Conseguinte colocamos a camiseta em uma prensa térmica juntamente com a estampa no local desejado e prensamos os dois durante um período de tempo que dependendo do fornecedor do papel pode variar entre alguns segundos.

Além disso, tem a pressão que é muito importante.

Hoje em dia primordialmente o Transfer é muito utilizado em camisetas brancas, mas aos poucos com a tecnologia avançando, ele começa a serem aplicados em camisetas coloridas, porém este valor é muito alto ainda.

Outra solução para camisetas coloridas é o DARKFILM, que é muito parecido o processo.

Quem não tirou uma foto em um Parque de Diversão ou deu de presente uma camiseta da Família para um parente querido?  

Silk Screen

Também conhecida como Serigrafia.

O Silk é uma técnica que se baseia em telas (cada cor é aplicada em uma tela), ainda assim, são sobrepostas entre elas para produzir a estampa, a partir da aplicação da tinta sobre o tecido, no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada.

Tal qual esta tela pode ter a moldura em Alumínio ou Madeira, e a tela em si é feita com fios de poliéster, esticados em um bastidor, podendo ter variações de 55 fios/cm² até 120 fios / cm².

O ideal para estampar camisetas é a de 77 fios / cm², isso significa que no de 55 fios / cm² passa muito mais tinta que o de 120 fios / cm².

Primordialmente esta técnica é milenar, o termo serigrafia (serigraph, em inglês) é creditado a Anthony Velonis, que influenciado por Carl Zigrosser, crítico, editor e nos anos 1940, propôs a palavra serigraph (em inglês), do grego sérico (seda), e graphos (escrever), para modificar os aspectos comerciais associados ao processo.

Atualmente a diferença entre silk e transfer é enorme, mas muitas empresas que não entendem das técnicas, recebem e comparam orçamentos como se fosse a mesma coisa.

Então conceitualmente vamos às vantagens de cada uma:

Uma vez que o assunto é uniformes profissionais que exigem durabilidade e integridade da estampa mesmo depois de várias lavagens, o ideal é usar o Silk.

Visto que neste caso o funcionário deverá usar várias vezes a peça e a mesma deve continuar com uma boa apresentação.

Em virtude de um procedimento correto, em média a peça deve durar mais que 20 lavagens. Ideal durar umas 30 a 40 lavagens.

Veja aqui como lavar corretamente seus uniformes:

Assim sendo, se você precisa de poucas peças para oferecer de forma promocional, ou quando são pequenas quantidades, que será utilizada algumas vezes, o Transfer pode ser uma boa opção, inclusive se a estampa for cheia de cores.

Por outro lado, o custo benefício do Silk é justificado quando o custo do pedido é diluído em uma remessa com uma qualidade maior de peças, já o Transfer se mantém ou baixa muito pouco o valor em grande quantidade.

Sobretudo quando o pedido é grande e o projeto da estampa é complexo, digamos com muitas cores e aplicadas na peça toda?

Assim sendo o ideal é a sublimação, mas este é assunto para uma nova matéria, assim como a sofisticação dos bordados.

Deixe uma resposta